Estudar de forma lúdica e divertida é muito melhor

Os jogos são ferramentas de aprendizagem no Colégio Anglo Leonardo da Vinci e aparecem em diversas turmas durante o ano. Eles facilitam o entendimento sobre a Matemática e tornam as aulas lúdicas e divertidas.

Os alunos do 2º ano, por exemplo, usaram materiais de contagem para compreender ao algoritmo da subtração. Para tornar esse aprendizado concreto e interessante, a professora Flávia usou o Jogo do Nunca 10 ao contrário no retorno das aulas presenciais.

Cada um tinha seu kit de material dourado e ela foi conduzindo a atividade. Eles tinham que usar o dado e fazer a soma do resultado. Após somar, fizeram a retirada do material dourado. O objetivo foi explorar a ideia de trocar dezenas por unidades.

“Eu tenho que tirar 10, mas eu só tenho sete cubos. O que fazer? Vou ter que pegar uma dezena e fazer a troca pelos cubinhos. Então, vou conseguir retirar os cubinhos que preciso. Como retirarei cinco se tenho dois?”, exemplifica a professora Flávia.

Segundo ela, as crianças construíram suas hipóteses com bases nos conhecimentos prévios e buscaram caminhos para cumprir o desafio. Assim, vivenciaram a Matemática na prática.