Grafites e paredes com murais são manifestações artísticas na cidade

A arte vai muito além de obras expostas em Museus. Ela pode ser contemplada nos centros urbanos de forma bem descontraída por meio de muros grafitados, por exemplo. Os alunos 7º ano estudaram as manifestações artísticas que surgem nas cidades e, depois, compartilharam seus próprios desenhos, inspirados em Lambe-Lambe, usando o Padlet.

Lambe-Lambe é o nome dado a expressões de arte na cidade. Segundo a professora Adriana, ele apareceu no século XIX com o surgimento da impressão em massa, o que possibilitou a criação de uma nova maneira de propaganda: o cartaz. Todo tipo de divulgação era feito por pôsteres, desde eventos, divulgação de produtos até política.

Costuma ser composto por frases escritas, poesias, mensagens, desenhos e até alguma crítica que seja importante para a sociedade.  “É algo feito para embelezar a paisagem, podendo ser um ato de protesto. Além disso, tem o intuito de transformar o meio urbano. Pode ser feito a mão, utilizar as técnicas iniciais de serigrafia ou xilografia e impressão digital”, explica a professora de Arte.

Indo muito além de galerias sofisticadas, os estudantes viram que muros grafitados, paredes com murais, esculturas, performances são possíveis manifestações artísticas nas cidades. “Percebemos que a arte está bem mais perto do que muitos pensam. Pode ser acessível a todos e estar em muro avistado da janela de casa e do seu carro que circula pelas grandes avenidas”.

Adriana ressalta ainda que a intervenção urbana surgiu, primeiramente, com a intenção de comunicar uma mensagem. “Por isso, a intenção foi envolver os estudantes na interação de um elemento artístico, que foi o desenho, com a reflexão de algum tema escolhido por cada aluno”, acrescenta.

“Minha proposta foi mostrar que nem tudo é o que parece”, compartilhou o aluno Eric. O colega Paulo Henrique desenhou com o objetivo de influenciar que “você deve fazer o certo mesmo que ninguém esteja olhando”.

Outros trabalhos podem ser conferidos no Padlet da turma. Veja aqui!