Blog

Unidade Granja Viana

Alunos entrevistam paisagista e criam releituras de obras

Os aprendizados seguem a todo o vapor na turma do 3º ano do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, unidades Osasco e Granja Viana. Os alunos estão estudando sobre os Municípios. Para ampliar esse conhecimento, depois de muita pesquisa, eles conversaram com um paisagista e criaram releituras de suas obras.

A temática tem sido trabalhada de forma interdisciplinar, o que torna o aprendizado ainda mais interessante. Primeiro, as crianças descobriram nas aulas de História e Geografia que os Municípios são formados por paisagens rurais e urbanas. Elas possuem características visuais diferentes que facilitam a identificação de cada uma.

No ambiente rural, por exemplo, predominam áreas verdes, árvores e vegetações. A fauna é diversificada, incluindo animais silvestres e outros. Já no espaço urbano, há muitos prédios, veículos, poluição e concentração de pessoas. Apesar disso, é nele que muitos serviços essenciais são melhores, como escolas, hospitais e transporte.

A ideia é que os alunos percebessem os elementos que são modificados na paisagem pela ação humana. Com esse repertório, nas aulas de Português, eles aprenderam a produzir uma entrevista. Foi a hora de colocar essa habilidade em prática.

Eles elaboraram suas perguntas e se preparam para entrevistar o paisagista Marcelo Araújo, que gentilmente se dispôs a falar com a turma sobre seu trabalho com paisagens rurais. Este profissional é o responsável por trabalhar com projetos de paisagens, visando a harmonia entre o meio ambiente e os espaços da cidade.

Para fechar, os estudantes fizeram algumas releituras inspiradas nas obras de Marcelo nas aulas de Arte. “Todo esse percurso enriqueceu o nosso estudo. Sem dúvida, a prática motivou ainda mais na busca pelo saber”, ressalta a professora Tati.